Dezembro Laranja: tudo que você precisa saber sobre câncer de pele

Compartilhe:




O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos no ano. Por isso, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD) promove o Dezembro Laranja. Este ano, o foco da campanha são os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces.

É importante saber que existem vários tipos de câncer. Os mais conhecidos são o Melanoma, Carcinoma Basocelular (CBC) e Carcinoma Espinocelular (CEC) e muitas vezes é difícil diferenciar as lesões. Geralmente se apresentam como pintas que mudam de coloração ou sangram, machucados que não cicatrizam. Além disso, os três tipos podem aparecer em qualquer lugar do corpo.

Para identificar um câncer de pele, independentemente do tipo, é importante ficar atento ao ABCDE dos sinais na pele: assimetria, bordas, coloração, dimensão e espessura.

Uma pinta alterada tem uma metade diferente da outra, bordas indefinidas, várias cores, maior que 5mm e muda rapidamente de tamanho. 

O Melanoma é o câncer de pele com maior letalidade e risco de metástases, isto é, processo em que a doença se espalha para outras partes do corpo. No entanto, todos os tipos de câncer, se diagnosticados precocemente, oferecem um bom prognóstico e um tratamento menos agressivo ao paciente.

O tratamento depende do tipo de câncer e seu subtipo. O Melanoma, por exemplo, pode se apresentar como extensivo superficial, nodular, lentigo, maligno, entre outros. Essa avaliação, feita por uma biópsia, auxiliará o médico na decisão da conduta mais adequada. Os tratamentos são diversos.

Formas de prevenção: Muito cuidado ao se expor ao sol. Faça o uso adequado do protetor solar, e, se possível, vista roupas com tecnologia de bloqueio à radiação ultravioleta (UV).

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.