Começa a valer nesta terça-feira (1º de julho), o calendário oficial do licenciamento de 2025. Veículos com placas de final 1 e 2 ainda não licenciados devem ter o débito quitado até o final do mês. Em agosto, será a vez dos veículos de placa com final 3 e 4, e assim sucessivamente (confira o calendário abaixo).
O licenciamento é obrigatório e seu não cumprimento pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado. Muitos já se anteciparam neste ano.
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 7,9 milhões veículos registrados no estado de São Paulo tiveram seu licenciamento acertado até o dia 28 de junho, antes do início do calendário oficial.
Ao todo, cerca de 21,9 milhões de motos, automóveis, camionetas e outros ainda faltam ser licenciados ao longo de 2025. A taxa deste ano é de R$ 167,74.
O licenciamento é obrigatório e seu não cumprimento pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado.
Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso antes quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito.
Confira o calendário oficial do licenciamento:
- Julho: placas com finais 1 e 2
- Agosto: placas com finais 3 e 4
- Setembro: placas com finais 5 e 6
- Outubro: placas com finais 7 e 8
- Novembro: placas com final 9
- Dezembro: placas com final 0
Calendário para caminhões/caminhões-tratores:
- Placas com finais 1 e 2: setembro
- Placas com finais 3, 4 e 5: outubro
- Placas com finais 6, 7 e 8: novembro
- Placas com finais 9 e 0: dezembro
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





