Com quase 190 mil veículos, o que representa uma frota de quase uma unidade para cada dois habitantes, administrar o trânsito de uma cidade como Marília não é tarefa fácil. A maior preocupação é organizar as principais vias públicas e corredores com objetivo de evitar o crescimento do número de acidentes.
De acordo com o Ministério dos Transportes, Marília conta atualmente com 187.752 veículos, a maioria automóveis (104.107) e de motocicletas (39.976), além de 12.522 caminhonetes, 11.263 motonetas, 6.999 caminhonetas, 3.607 caminhões, 2.940 reboques, 1.866 utilitários, 1.132 caminhões-tratores, 827 ciclomotores, 400 micro-ônibus, 575 ônibus, 62 sidecars, 23 triciclos, entre outros.
Na média, a cidade tem um automóvel para cada 2,2 habitantes e chega a 8 veículos para cada 10 habitantes quando considerados todos os tipos de veículos registrados na cidade.
Como organizar tudo isso?

O órgão responsável pela gestão do trânsito em Marília é a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb). Para garantir segurança, disciplina e bom fluxo no trânsito, a Emdurb promove constantes investimentos no sistema viário e nas áreas administrativa e operacional.
No aspecto de segurança, foi instalada uma série de conjuntos semafóricos digitalizados em cruzamentos estratégicos e radares de controle de velocidade em locais também indicados por estudos e levantamentos técnicos.
Além disso, a Emdurb promove rotineiramente novas sinalizações horizontais e aéreas, além de novas sinalizações em todas as regiões da cidade.
Campanhas educativas
Outro aspecto são as campanhas educativas de trânsito promovidas pelas equipes da Emdurb em eventos específicos (como a Semana Nacional do Trânsito) e eventos em escolas, empresas e vias públicas.
Este mês, foram convocados 10 novos agentes de trânsito aprovados em concurso público.
Com isso, a Emdurb também reforça a equipe de agentes que atuam na disciplina, fiscalização, auxílio e orientações para condutores e pedestres no trânsito.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacou os investimentos no sistema viário e na mobilidade da cidade:
“O trânsito tem problemas no mundo todo. Em Marília, uma cidade em franco desenvolvimento, não é diferente. O importante é que a Prefeitura e a Emdurb seguem investindo forte na busca de melhorias no trânsito”.
.jpeg)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





