Depois do descanso na cidade, marilienses "voam" na Copa América de Bobsled

Compartilhe:




Após alguns dias de descanso em Marília, onde passaram o Natal com familiares e amigos, os marilienses Edson Martins, Gustavo Ferreira e Luis Bacca foram destaques na primeira prova do ano pela Copa América de Bobsled 2025/2026, realizada no fim de semana em Lake Placid (Estados Unidos), na categoria 2-man. 

Na sexta-feira, Edson Martins ao lado de Edson Bindilatti  já haviam ficado muito próximos do pódio, terminando na quarta posição, apenas três centésimos de segundo atrás da dupla canadense Dearborn e Holmstead, que levou o bronze. Na mesma prova, Gustavo Ferreira e Luis Bacca também se destacaram com o quinto lugar.

No sábado, Gustavo Ferreira e Luis Bacca também tiveram desempenho sólido e terminaram na quarta colocação, com o tempo de 1min52s57. 

Os resultados fortalecem a campanha brasileira na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina, na Itália que acontecem no mês que vem (de 6 a 22 de fevereiro). A equipe volta à pista nesta segunda-feira (5), quando disputa a prova do 4-Man.

Descanso em Marília

O Visão Notícias acompanhou alguns dos poucos momentos de descanso dos atletas marilienses de Bobsled, um esporte ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas que é considerada a "fórmula 1 do gelo". Edson Martins e Gustavo Ferreira estiveram no estádio Pedro Sola, justamente onde começaram no esporte há muitos anos. Eles viajaram de Vancouver (Canadá), onde enfrentavam uma temperatura de -20 Cº, para o calor mariliense.

Edson, que frequentava uma das unidades da Casa do Pequeno Cidadão, era integrante da equipe de atletismo (decatlo) até que, em 2013, fez um teste da seleção brasileira de Bobsled, em São Caetano do Sul. Eram 60 atletas para apenas cinco vagas e o mariliense foi aprovado.

Desde então, Edson, é um dos destaques brasileiros nessa modalidade esportiva, tendo participado de três edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014, 2018 e 2022). Nesta última participação, na China, o Brasil foi um dos finalistas do tornio - o melhor resultado até agora.

Edson e Gustavo aproveitaram os dias de descanso para treinar no estádio Pedro Sola.

Aos 36 anos, Edson é considerado o veterano da equipe mariliense tendo incentivado os demais atletas nesse esporte. É o caso de Gustavo Ferreira, que também encontramos no estádio Pedro Sola.

Gustavo começou no futebol e logo depois também foi para a equipe de atletismo. Em 2019, integrou a equipe juvenil de Bobsled e já no ano seguinte estava no adulto. Hoje, Gustavo é o "piloto" do trenó na categoria 4-Man, sendo responsável pela segurança dos outros três atletas que empurram o carrinho.

No estádio Pedro Sola, Edson Martins encontrou seu antigo treinador, Aurélio Guedes (foto), o único mariliense a disputar quatro Paralimpíadas. Foi um momento de nostalgia.

Aurélio brincou que no começo da carreira os garotos (como calouros) tinham que lavar os pratos da delegação durante as competições. "E a lavação deu resultado, viu só?", responde Edson, referindo-se a sua evolução no esporte. 

Brincadeiras a parte, Edson reconhece o trabalho de base que teve em Marília, mesmo lutando com as dificuldades devido a pouca estrutura oferecida no estádio Pedro Sola e que continua, conforme constatou nesses dias de folga no Brasil:

"Eu só tenho a agradecer ao esporte, aos treinadores... Quando você quer alcançar algo, independentemente dos obstáculos, você alcança".





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.