É menor inclusive em relação a janeiro do ano passado
O primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) do ano, feito pelo Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, mostra que o Município está com índice de infestação pelo mosquito da dengue em 0,9%.
A partir de 1%, é o indicador para as cidades devem entrar em alerta. Com isso, Pompeia registra um percentual menor do levantamento realizado em janeiro do ano passado.
O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.
No levantamento é possível verificar, de forma rápida (por amostragem), a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti que transmite a doença.
São vistoriados imóveis, como residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e escolas.
Resultado
Apesar desse resultado positivo, o superintendente do DHS, Sérgio Marques, é preciso manter a vigilância e a população também ajudar nesse controle.

“Pompeia vem mantendo indicadores aceitáveis de infestação, mas não podemos desligar a luz vermelha, por isso, seguiremos com a intensificação, através dos nossos Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias e Sanitários, ao qual devemos agradecer por todo zelo e colaboração, na busca por criadouros que deve durar até a chegada do inverno”, explicou Sérgio Marques.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





