A Defesa Civil interditou dois imóveis localizados no bairro Fragata (Rua Luís Stahlschmidt Ribas) , após o colapso de um muro de arrimo e o deslizamento de solo sob uma das residências. A medida foi adotada como forma preventiva, diante do risco iminente de desabamento total ou parcial das edificações. Em nota, a RIC Ambiental informou que está dando todo apoio à família (inclusive hospedagem) e que fará a recuperação do local (veja abaixo).
Durante a vistoria técnica, foi constatado que o muro localizado na divisa com o imóvel da Rua Alfeu Cesar Pedrosa, 295, cedeu completamente, provocando a movimentação de terra e comprometendo a estrutura da casa.
O relatório técnico apontou como causa do incidente um vazamento em uma tubulação de abastecimento de água fria situada em frente ao imóvel, o que levou ao encharcamento do solo e ao aumento do empuxo sobre o muro, resultando no colapso.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil determinou a interdição total dos imóveis de número 48 e 38 da Rua Luís Stahlschmidt Ribas, além da desocupação imediata das famílias residentes. O Corpo de Bombeiros acompanhou a operação, garantindo a segurança durante a retirada dos moradores.
O relatório recomenda ainda o reparo urgente da tubulação e a contratação de profissionais habilitados para a elaboração de projetos de estabilização do talude e reconstrução do muro de arrimo. Até a conclusão dos serviços, o acesso às residências permanece proibido.
A Defesa Civil continuará monitorando a área e acompanhando as providências técnicas necessárias para garantir a estabilidade do terreno e a segurança dos moradores da região.
Apoio à família afetada
A assessoria de imprensa da RIC Ambiental garantiu que a empresa está prestando toda a assistência necessária à família afetada por um comprometimento estrutural em uma residência de Marília.
A concessionária informou que providenciou hospedagem em hotel, alimentação, água e serviços de lavanderia aos moradores. Caso a recuperação dos danos na residência e na rede de água demande mais tempo, será oferecida a locação de um imóvel para abrigar a família até a conclusão dos reparos.
A equipe técnica da concessionária confirmou um vazamento subterrâneo, não visível sob o asfalto, que provocou infiltração e percolação de água sob os alicerces da residência, o que acabou descompactando o aterro e comprometendo parte da estrutura da casa. Por medida de segurança, após interdição do imóvel pela Defesa Civil, a família foi realocada, e a RIC Ambiental segue empenhando esforços para garantir todo o suporte necessário até a completa resolução da ocorrência.
A nota encerra observando que o episódio é um exemplo do que a deterioração das redes de distribuição pode causar:
"Desde o início de sua operação, a RIC Ambiental vem executando um amplo diagnóstico e um programa de modernização das redes de água e esgoto, para mitigar problemas do passivo herdado da gestão anterior do serviço. Com planejamento de substituição gradativa das tubulações antigas, a concessionária reduzirá os riscos e evitará que situações semelhantes voltem a ocorrer".
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





