Médico foi secretário da Saúde de Marília entre 1993 e 1996, com uma carreira marcada pelo humanismo e pela ética, e agora vai dar nome ao tão esperado AME, conquista anunciada pelos deputados em conjunto com o governador Tarcísio de Freitas.
A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL) propuseram homenagear o médico Dr. Adib Haber, com aprovação de sua família, dando seu nome ao prédio do futuro AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Marília. Ele faleceu em 2004 aos 70 anos.
O anúncio do AME de Marília, esperado há anos, foi feito pelos deputados em conjunto com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em dezembro de 2024. Em agosto de 2025 o chefe do Executivo paulista fez a liberação de R$ 90 milhões para a obra. Agora em outubro, foi noticiada a doação do terreno em que o prédio será construído. A deputada Dani Alonso explicou:
“Protocolamos na Alesp, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de lei número 1.121 de 2025, que denomina o AME de Marília como ‘Dr. Adib Haber’, esse grande médico que atuou como secretário da saúde no município entre 1993 e 1996, durante o governo de José Salomão Aukar”.
O projeto de lei destaca a trajetória exemplar e as relevantes contribuições prestadas à medicina e à saúde pública do município pelo homenageado, nascido em Franca e formado pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, em 1959. Dois anos depois, ele se estabeleceu em Marília.
Além de secretário da Saúde de Marília, Adib também exerceu outras importantes funções, entre as quais se destacam: diretor clínico da maternidade e da Santa Casa de Misericórdia de Marília e secretário da Associação Paulista de Medicina (APM):
“Ele também foi um dos principais colaboradores do Restaurante Infantil, entidade fundada por seu pai com o objetivo de amparar crianças em situação de vulnerabilidade social, demonstrando seu profundo compromisso humanitário”, destacaram os deputados.
“Denominar o AME de Marília com o nome do Dr. Adib Haber representa não apenas uma homenagem à sua memória, mas também um tributo à sua incansável dedicação à saúde e ao bem-estar da população mariliense e de toda a região”, completaram.
O AME de Marília vai atender 19 municípios da região de Marília, oferecendo atendimento em 27 especialidades médicas e cinco não médicas, com consultas, 28 tipos de exames e onze especialidades cirúrgicas.
A área de construção é de 26 mil metros quadrados e está localizada no distrito de Lácio, ao lado da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2026.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





