Óculos de sol em bebês: é bom ou pode ser prejudicial?

Compartilhe:




Quem acompanha a apresentadora Sabrina Sato nas redes sociais já deve ter percebido. Além de muito estilosa, a pequena Zoe, 4 meses, parece ter uma coleção de óculos de sol. A cada dia é um modelo diferente. Mas, o uso do acessório por bebês também tem despertado a curiosidade e até as críticas dos seguidores.

Segundo a oftalmologista Rosa Maria Graziano, presidente do Departamento de Oftalmologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP-SP), o assunto é polêmico até mesmo entre os especialistas. "Quem é a favor do uso, diz que a radiação acumulada ao longo dos anos pode levar a uma destruição das células da retina, contribuindo para problemas de visão na terceira idade. Então, os óculos minimizariam esses danos futuros e longuícos", conta. 

Sabrina Sato e a filha, ambas de óculos de sol (Foto: Reprodução Instagram)Por outro lado, há médicos que afirmam que o uso precoce pode ser prejudicial. 

A oftalmologista explica ainda que, mesmo em casos de crianças com fotofobia excessiva, ou seja, sensibilidade à luz, é importante consultar um médico antes de simplesmente optar pelo uso do acessório.

Por fim, se mesmo assim for da vontade dos pais que o bebê use o acessório, a orientação é dar preferência para modelos mais resistentes, confortáveis, maleáveis e com lentes de qualidade.

Além disso, crianças que estão aprendendo a andar podem cair espontaneamente e o acessório pode machucá-las. Então, "o bom senso deve prevalecer".

O pai, Duda Nagle, com a pequena Zoe (Foto: Reprodução Instagram)
 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.