Neste período do ano, com as férias, é comum as famílias aproveitarem para passear e conhecer novos lugares. Mas, ao escolher locais como o campo, é preciso ficar atento às reações do organismo no que diz respeito as picadas de inseto, principalmente se você for uma pessoa alérgica.
A alergia é uma reação exagerada e desproporcional do nosso sistema de defesa, que é o sistema imunológico respondendo a alguma agressão.
Normalmente essa reação desproporcional ocorre em crianças que já tem uma predisposição genética e já receberam algumas picadas de inseto ao longo da vida.
É normal ter sintomas no local da picada, principalmente vermelhidão, inchaço e coceira, se você for picado por pernilongo, borrachudo, mosquito pólvora, formiga, carrapato ou pulga.
Para saber se você tem alergia a picada de inseto normalmente isso ocorre quando, além dessas manifestações citadas acima, ocorrer a presença de sintomas como: lesões de pele que se parecem como pequenas “bolinhas” (que chamamos de pápulas), pequenas bolhas com líquido dentro (que chamamos de vesículas) ou bolhas maiores.
Fique atento - Se após uma picada de inseto houver surgimento rápido de lesões de pele ou inchaços no rosto principalmente lábios e olhos (angioedema), bem como falta de ar e dificuldade para respirar ou muita dor abdominal e vômitos, são reações alérgica de forte intensidade.
É emergência médica e por isso você deve procurar imediatamente um Pronto-socorro. Fonte: Brasil-61.
Confira mais dicas no vídeo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288