Por mais competente e esforçado que o profissional seja, nunca estará a salvo de críticas. Se não sabe lidar com elas, entenda que é preciso ouvir e refletir sobre o que foi dito pelos colegas, líderes ou familiares.
Conseguir conviver com as avaliações desfavoráveis é fundamental, pois, caso contrário, sua carreira poderá ser afetada negativamente.
É comum ver muitas pessoas ficarem na defensiva, ofendidas ou tristes ao serem criticadas. No ambiente corporativo, isso não é diferente. Já parou para pensar por que nos sentimos assim? Essa sensação ocorre quando percebemos que os outros – líderes, colegas de trabalho, clientes, amigos ou familiares – não reconhecem o esforço que fazemos para executar determinada tarefa.
No entanto, apesar de a palavra crítica carregar uma conotação negativa, ela pode ser construtiva para quem sabe absorvê-la positivamente e, dessa forma, aprender com os possíveis erros, se aprimorar e evoluir.
Ter humildade é o primeiro passo para lidar com a situação de maneira realmente proveitosa. Escuta ativa e empatia também são essenciais. Quando nos colocamos no lugar do outro, até para entender o motivo da crítica, é muito importante.
Esse feedback ainda dá a oportunidade de corrigir falhas que, porventura, estejam ocorrendo e que podem, inclusive, refletir na sua credibilidade.
Assim, em vez de se envergonhar, guardar mágoa ou raiva após um “puxão de orelha”, busque trabalhar a gratidão, ver o cenário como positivo para seu crescimento e desenvolvimento na carreira. Saber gerenciar o ego, manter a calma e não nutrir desconfianças ou repulsa são fundamentais para trabalharmos o controle emocional nesse momento.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288