O pequeno Miguel de Carvalho Viera, de cinco anos, teve alta esta semana depois de ficar internado por 34 dias ao ser submetido ao transplante de coração realizado no dia 31 de janeiro no HCM de São José do Rio Preto. Ele recebeu o coração de um menino de 9 anos.
Miguel tinha sido diagnosticado com taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que faz com que o órgão perca a força de contração e aumente de tamanho.
A mãe dele, Taís Ellen de Carvalho, relatou que o caso dele era bem grave e não tinha tratamento. Por isso, Miguel precisou ficar internado por quatro meses, aguardando na fila de espera para receber um coração que fosse compatível com o dele.
Força-tarefa e cirurgia

O órgão que o Miguel precisava veio de Santa Catarina e foi doado por uma criança de 9 anos. Médicos do HCM viajaram até Itajaí, cidade localizada a 900 quilômetros de distância até Rio Preto.
Como o período entre a retirada do coração e do transplante deve ser de no máximo quatro horas, um helicóptero e um jato foram mobilizados.
O transplante durou cerca de quatro horas e foi considerado um sucesso pelo cirurgião cardíaco e chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Ulisses Croti.
Agora, Miguel vai poder realizar uma das suas vontades que teve de esperar até o fim do tratamento: comer um pedaço de pizza. Informações: G-1
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





