Vítima teria sido picada no dedo e foi levada à UPA e transferida à Santa Casa, onde teve quatro paradas cardíacas e não resistiu. Caso está sendo investigado.
Uma criança de apenas quatro anos, morreu nesta madrugada, na Santa Casa de Tupã e a família suspeita que ela tenha sido picada por um escorpião. A vítima sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu.
De acordo com familiares, a vítima, Ana Sofia da Silva Santos, de 4 anos, moradora na zona leste de Tupã, teria sido picada em um dedo. Como estava chorando muito foi levada pela sua mãe até o UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
Ao ser atendida, os médicos diagnosticaram sintomas idênticos de picada de escorpião. Dessa forma, foi imediatamente transferida para Santa Casa, onde sofreu as paradas cardíacas, não resistindo e vindo a óbito. Com informações Mais Tupã
Prefeitura lamenta morte
Nesta manhã, a Prefeitura de Tupã divulgou uma nota lamentando a morte da criança e garante que faz a limpeza na cidade:
"A prefeitura informa que tem feito limpeza de terrenos, praças e prédios públicos, a fim de coibir a proliferação do escorpião e de outros tipos de animais nocivos à saúde humana. Os agentes de saúde também trabalham ininterruptamente com ações de conscientização dos moradores, para que façam limpeza regular de terrenos", diz a nota.
E acrescentou que "a Prefeitura mobiliza proprietários de terrenos e imóveis particulares para que façam as devidas limpezas, com possível aplicação de multa, caso não sigam o determinado em edital publicado pela Secretaria de Meio Ambiente".
PERIGOS E ORIENTAÇÕES
Entulhos, lixos, locais úmidos e quentes. Estas são as moradias preferidas por esse artrópode que pode levar a óbito, por sua picada, crianças e idosos. Os escorpiões não gostam de claridade.
Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos(buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).
Para se proteger, é preciso manter a casa sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.
Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. CUIDADO ao mexer em caqueiros e xaxins.
RECOMENDAÇÕES:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





