Ele mantinha até uma incubadora artesanal clandestina, com 264 ovos para reprodução.
Uma operação realizada pelas Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, em Assis, resultou na apreensão de 41 serpentes exóticas da espécie corn snake e 264 ovos que eram mantidos numa incubadora artesanal. O criador foi multado em mais de R$ 20 mil.
Após denúncias de que o morador teria sido flagrado recebendo, via serviço postal, um exemplar da espécie em desacordo com a legislação ambiental, a Polícia Ambiental obteve mandado de busca e apreensão expedido pela justiça. Na residência foram encontradas as serpentes e os ovos, o que caracterizou um criadouro clandestino voltado à reprodução.
Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), em Botucatu, onde os animais passarão por avaliação técnica, cuidados especializados e posterior destinação conforme protocolos legais. O criador foi multado em R$ 20.400,00, além das medidas administrativas previstas na legislação ambiental.
Serpente corn snake
A Corn Snake (Cobra-do-milho), ou Pantherophis guttatus, é uma serpente norte-americana não venenosa, inofensiva e popular como animal de estimação por sua beleza, natureza dócil e facilidade de cuidado.
Ela recebe este nome por ser encontrada perto de plantações de milho ou pelo padrão quadriculado de suas escamas ventrais que lembram grãos de milho, não por se alimentar deles, mas sim de roedores que comem esses grãos.
No Brasil trata-se de uma espécie exótica (não nativa) e sua criação e comercialização são proibidas, sendo frequentemente vítima do tráfico ilegal de animais.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




