CREA mobiliza maior força-tarefa para fiscalização nas regiões de Marília, Assis e Bauru

Compartilhe:




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza a maior força-tarefa de fiscalização de 2025, com foco na inspeção de unidades armazenadoras de grãos e aterros sanitários. Agentes fiscais estão mobilizados em 449 dos 645 municípios paulistas, reforçando a exigência de profissionais habilitados e registrados à frente das atividades técnicas. Nas regiões de Marília, Bauru e Assis estão previstas diligências em 202 unidades. A força-tarefa segue até o dia 15 de agosto.

A ação intensiva abrange os silos cadastrados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que concentram a maior parte das 1.171 unidades previstas, e os aterros sanitários listados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Durante as diligências, os agentes fiscais atuam para orientar, notificar e verificar se os empreendimentos contam com responsáveis técnicos devidamente registrados no Conselho.

Controle rigoroso

De acordo com o CREA, as armazenadoras de grãos, ou silos, exigem controle técnico rigoroso para evitar perdas e garantir a conservação da safra, que deve alcançar o recorde de 336,1 milhões de toneladas no ciclo 2024/25, segundo projeção da Conab. A atuação de um responsável técnico registrado é essencial para proteger os grãos de pragas, umidade e outras condições adversas.

Já nos aterros sanitários, a responsabilidade técnica é essencial para evitar contaminações e garantir a segurança ambiental em um estado como São Paulo, que gera cerca de 40 mil toneladas diárias de resíduos sólidos, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.