Idosos precisam de cuidados redobrados. São as principais vítimas fatais em Marília
Após dois anos de isolamento, devido a pandemia da Covid-19, será a primeira vez que as famílias vão poder comemorar o Natal e Ano Novo novamente juntas, inclusive recebendo amigos.
Porém, o problema ainda persiste, principalmente com o surgimento de novos casos da doença e mortes, como vem ocorrendo neste mês de dezembro em Marília. Até ontem, foram seis mortes por Covid-19, sendo que todos os casos envolvendo idosos.
Por isso, infectologistas recomendam que alguns cuidados sejam adotados nas festas de fim ano, a exemplo do uso de máscara e vacinação em dia.
Segundo o mais recente InfoGripe Fiocruz, há uma tendência de aumento de casos de Covid na população adulta de todos os estados do país. Em situações como Marília, onde a curva de casos ainda é ascendente, as medidas deverão ser mais rígidas.
Segundo a Sociedade Paulista de Infectologia é importante evitar confraternização com muita gente. O ideal é manter as comemorações apenas com as pessoas da mesma casa.
No caso de idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos e com problemas pulmonares devem manter distanciamento na hora da alimentação. Isso porque é o momento em que as pessoas tiram a máscara e passam a conversar.
Outra recomendação importante, neste período de festas, é manter o esquema vacinal contra a Covid atualizado. Conforme a situação, é importante inclusive pedir comprovante de vacina dos convidados para a confraternização e verificar se estão com as doses atualizadas.
Compras com cuidado
Outro alerta da Sociedade Paulista de Infectologia é quanto as compras de fim de ano. Ida ao supermercado, shoppings e às ruas de comércio popular, deve ser sempre com o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações.
No caso de sintomas leves que podem indicar Covid-19, como coriza, uma dor de cabeça incomum e dor de garganta, recomenda-se fazer um teste ou autoteste antes de ir ao encontro de outras pessoas, segundo especialistas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





