A Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgou uma nota oficial, nesta tarde, anunciando os critérios para a realização dos testes de Covid-19 em pessoas suspeitas da doença. O motivo é o aumento da demanda respiratória em todo país e ao mesmo tempo a redução da oferta desse material.
Diante dessa situação, a partir de agora a Secretaria vai dar prioridade à determinados grupos, ou seja: gestantes, puérperas, crianças com até 11 anos, 11 meses e 29 dias; profissionais da saúde, bem como pessoas com sinais clínicos de agravamento da doença. Os demais suspeitos serão avaliados e agendasos de acordo com a disponibilidade do teste.
De acordo com a Secretaria, pacientes que apresentarem febre alta (acima de 39 graus) desconforto respiratório, dor no peito ao respirar ou prostração (fraqueza, moleza, sem força), deve procurar por atendimento na UPA Norte ou PA Sul.
Outro problema enfrentado pela Saúde é o grande número de afastamentos de profissionais da área por atestado médico, o que logicamente acaba aumentando o tempo para atendimento dos pacientes por parte das equipes que continuam trabalhando.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288