Considerando o aumento de casos de confirmações de Covid-19 no município, a Direção da Santa Casa de Misericórdia de Marília adotou uma postura mais rigorosa no enfrentamento à pandemia. A partir deste dia 10 de dezembro de 2020, nova sistemática de visitas está sendo seguida.
As medidas visam aumentar a segurança dos pacientes e conter o avanço do Covid-19. Cirurgias eletivas que precisam de internação posterior em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram suspensas, exceto os procedimentos cirúrgicos da Oncologia.
As visitas aos pacientes internados nas Enfermarias: Alas C, D, E, F, F2 e UTQ passam a ter horário reduzido de uma hora para todas as unidades de internação (clínica e cirúrgica), inclusive para pacientes em precaução de contato ou em cultura de vigilância.
Visitas de pessoas a partir dos 60 anos não serão permitidas, até por se tratar de grupo de risco. Uso de máscaras de proteção facial é obrigatório.
Vale lembrar que continua proibida a entrada de visitante/acompanhante com sinais ou sintomas percebidos ou referidos de quadro respiratório: tosse, espirros, coriza, febre, falta de ar, dor de cabeça e dor no corpo, mesmo em uso de máscara.
O direito ao acompanhante deve ser garantido em todas as condições amparadas por Lei e nos casos excepcionais: idades extremas, grau de dependência, nível de orientação, paliatividade, etc, desde que o acompanhante não apresente sinais respiratórios ou não tenha idade superior a 60 anos (exceto pediatria).
Fica permitido apenas um acompanhante por paciente. O acompanhante deverá permanecer o tempo todo dentro do quarto com máscara de proteção facial, retirá-la apenas para alimentar-se e para solicitar a enfermagem deve acionar a campainha. O não cumprimento desta rotina implicará na proibição da permanência do acompanhante.
As devidas orientações e esclarecimentos aos visitantes/acompanhantes deverão ser realizadas pela Portaria, Internação e Equipe de Enfermagem. Fica suspenso o uso dos crachás por tempo indeterminado.
Na sala de espera do Centro Cirúrgico fica permitida a presença de apenas um familiar. As exceções serão tratadas caso a caso e avaliadas pela equipe multidisciplinar, com base nos critérios de segurança e protocolos institucionais.
Nas unidades Covid, o médico responsável pela internação fará um contato por telefone diariamente (até o meio-dia) com um familiar responsável, passando as informações acerca das condições clínicas do paciente.
As visitas presenciais serão permitidas após a avaliação da equipe multidisciplinar, seguindo medidas de segurança para os visitantes e equipe.
Visitas virtuais serão oferecidas aos pacientes que estejam conscientes/orientados com a condição mínima de comunicação com a família, mesmo que por sinais e se assim desejarem
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





