País tem uma semana para apresentar ações para cumprir a medida.
A Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos, decidiu hoje que a Rússia deve suspender imediatamente as operações militares na Ucrânia.
O veredito pede ainda a retirada de tropas militares e a adoção de medidas urgentes para que a disputa não seja agravada.
O país tem uma semana para cumprir as medidas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou no Twitter que “a Ucrânia obteve uma vitória completa em seu caso contra a Rússia na Corte Internacional de Justiça. A CIJ ordenou que a invasão pare imediatamente. A ordem é obrigatória sob a lei internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorar a ordem isolará ainda mais a Rússia”.
A corte decidiu ainda que organizações e pessoas associadas à Rússia não tomem medidas para dar continuidade à ação militar. Essa decisão foi adotada por 13 votos a favor e dois contra, da Rússia e da China.
De forma unânime, todos os juízes da CIJ votaram a favor de que as partes, Rússia e Ucrânia, evitem qualquer ação que possa agravar a atual disputa ou tornar a situação ainda mais complicada. Da Agência Brasil.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288






