Corpo de Bombeiros realiza simulado sobre incêndio em óleo de cozinha

Ação tem como objetivo manter o treinamento em dia, e mostra como evitar uma tragédia com uma técnica simples.
Compartilhe:




O Corpo de Bombeiros de Marília realizou na manhã desta quarta-feira um importante treinamento demonstrando técnicas de combate ao incêndio com óleo em cozinhas.

Por volta das 10h da manhã, cerca de 30 militares, sob o comando do Capitão Goes Jr se reuniram na sede do Grupamento de Bombeiros, localizada na avenida Nelson Spielman. Dentro de uma instalação própria para treinamentos, os militares atearam fogo à uma grande panela, cheia de óleo de cozinha.

Com a presença da imprensa, em seguida uma panela com água foi arremessada sobre o óleo, demonstrando um erro comum, porém catastrófico, que muitas donas de casa fazem ao notar um incêndio em óleo. Imediatamente, por conta do oxigênio presente na composição da água, uma grande explosão foi registrada.

Segundo Goes Jr, "mesmo em ambiente controlado, e com todos os equipamentos de segurança, a simulação ainda é perigosa. Imagine, porém, dentro de uma cozinha comum, onde uma dona de casa prepara seu almoço, sem qualquer tipo de proteção. É uma tragédia iminente."

A recomendação é simples: basta cobrir a panela com uma toalha umedecida. Não se deve tocar na frigideira. Após desligar o fogo, basta cobrir a panela com o pano úmido, impedindo então que o oxigênio alcance as chamas. "Por ação do abafamento, imediatamente o fogo irá se estinguir", completa o capitão do Corpo de Bombeiros.

Ações como as de hoje são realizadas com frequência, para manter a intimidade dos militares com situações de risco, e as técnicas à serem utilizadas.

Acompanhe a operação no vídeo:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.