Coronavírus: governo de SP antecipa entrega de vacinas contra gripe

Compartilhe:




Centro Oeste Paulista tem casos suspeitos da doença, mas ainda não oficialmente considerados pelo Ministério da Saúde. Brasil teve primeiro caso confirmado esta semana.

O Governado do Estado anunciou a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020.

Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março. A decisão foi tomada depois que o primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na capital paulista.  Em todo o país existem 132 casos suspeitos.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o novo coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do COVID-19 (sigla em inglês para o novo coronavírus) em São Paulo, o médico infectologista David Uip, embora a vacina contra a gripe não seja diretamente efetiva contra o novo coronavírus, a imunização ampliada é fundamental para reduzir a capacidade de contaminação nos próximos meses.

Casos suspeitos

A Secretaria Estadual da Saúde informou que investiga casos suspeitos de coronavírus no Centro-Oeste Paulista, mas ainda dependem de uma confirmação oficial (como suspeitos) pelo Ministério da Saúde.

Dois casos foram registrados em Bauru e Pederneiras, cujos suspeitos viajaram recentemente para a Itália. São dois homens de 54 e 40 anos, respectivamente. A possível vítima da doença da cidade de Pederneiras está isolado em casa segue em estado estável e sob orientação médica. 

Outros dois suspeitos (mulheres de 38 e 18 anos que viajaram para países asiáticos) foram descartados para o coronavírus, conforme resultados dos exames divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.