A coqueluche é uma doença infecciosa, com fácil transmissão e que compromete o aparelho respiratório. Segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC), mais de 32 mil casos de coqueluche foram registrados na União Europeia nos primeiros três meses deste ano, superando os 25 mil casos do ano passado inteiro.
Preocupação com os Jogos Olímpicos: Em abril, a França tinha 1.400 casos confirmados da doença, já em maio o número subiu para 3.000. Além disso, a Agência de Saúde Francesa confirmou uma "situação epidêmica estabelecida" e afirmou que é necessária uma "vigilância acrescida" durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho.
Alerta também vale para o Brasil
O Brasil também está sob alerta para os casos da doença e uma "situação semelhante poderá ocorrer no Brasil dentro de pouco tempo", de acordo com uma nota técnica do Ministério da Saúde no início de junho, que também apontou a principal causa do alerta como queda da cobertura vacinal.
Até 6 de junho deste ano, o Ministério da Saúde já havia contabilizado cerca de 115 casos da doença, um número preocupante em comparação aos 217 casos registrados durante todo o ano de 2023.
O que é a coqueluche? A doença é considerada altamente contagiosa e pode ser transmitida apenas pelo contato com outra pessoa contaminada que ocorre através de gotículas de saliva liberadas ao tossir, espirrar ou falar. (Dr. Vital Fernandes Araujo)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288