Embora para nós seja inofensivo e delicioso, para os cães o chocolate pode significar a morte. Mas não precisa ficar desesperado: mortes causadas pela ingestão de chocolate são raras, pois o animal teria de comer uma quantidade muito grande.
A maioria dos donos não sabem disso e acabam oferecendo o chocolate para agradar o animal mas mal sabem eles que podem estar envenenando seu bichinho.
Na época da Páscoa, é preciso tomar cuidado e não deixar os ovos em qualquer lugar.
O grande problema é uma substância chamada teobromina, que está presente no cacau usado na fabricação dos chocolates. A concentração desse elemento muda conforme a variedade do produto.
O efeito que o chocolate ingerido tem sobre o cão depende do tamanho do animal, do tipo de chocolate e da quantidade ingerida. Quanto mais escuro for o chocolate (maior porcentagem de cacau) mais teobromina, isto é, há uma maior possibilidade de ocorrer à intoxicação.
A Dra. Jessica Souza, da Clínica Bom Pastor orienta que "o primeiro sintoma de intoxicação por chocolate é extrema agitação e outras alterações comportamentais, diarreia e vômito também pode ocorrer. Em casos de forte intoxicação o cão pode ter: convulsões, tremores musculares, arritmia cardíaca, hemorragia interna, dentre outras reações adversas".
A ração é o alimento ideal para manter cães e gatos bem nutridos, mesmo que muitas vezes não seja tão apetitosa quanto um pedaço de chocolate.
.jpg)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





