O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília e Região, Pedro Pavão, participou de mais uma reunião virtual do Conselho do Comércio Varejista (CCV) em encontro para discutir legislação trabalhista, índices econômicos e perspectivas do setor com exposição de grandes especialistas.
O Conselho é formado por sindicatos do Estado para debater temas de impacto para as empresas e analisa políticas (estruturais e conjunturais) que influenciam a economia. Busca o aperfeiçoamento do setor, da atuação sindical e de leis. As reuniões são mensais e analisam cada momento e demandas do setor.
As discussões tiveram a participação do assessor econômico Jaime Vasconcelos e dos assessores jurídicos Sarina Sasaki Manata e Paulo Igor.
Avaliação
“Foi um encontro de atualização, discussão, apresentação de regras que chamam a atenção das empresas para questões como trabalho aos feriados e domingos, questões tributárias e perspectivas para os negócios, com projeção de riscos e oportunidades”, disse Pavão.
Jaime Vasconcelos mostrou que o setor projeta dezembro com receita bruta até 30% maior que a média dos outros 11 meses do ano.
As vendas devem ser descentralizadas a partir de novembro e acompanhar fases de pagamento do 13º salário.
“O emprego celetista criado para as festas de fim do ano no varejo paulista deve atingir 22,9mil novas vagas, queda de35% em relação a 2019”, indicam as projeções do especialista.
Ele aponta perspectiva é timidamente positiva com a indicação de que a economia brasileira deve crescer, ainda que sobre uma base fraca de comparação.
Como riscos, ele aponta o fim do auxílio emergencial, uma eventual segunda onda da Covid-19; elevação do desemprego; inflação; endividamento e inadimplência e risco fiscal.
Pedro Pavão explicou que todos dados apresentados nos debates serão disponibilizados para download e as equipes de assessoria no Sindicato estão à disposição para esclarecimentos dos comerciantes.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





