Uma mulher grisalha e toda tatuada surge na tela com jeitinho doce e manso de boa mineira: "Querido Porchat...". Assim começa um vídeo que a publicitária e escritora Cris Guerra, de 50 anos, postou em seu perfil no Instagram e que viralizou de uma forma que surpreendeu a própria autora.
Durante dez minutos, sem alterar a voz nem adotar o tão comum tom de cancelamento das redes sociais, Cris fez praticamente um tratado sobre o etarismo (ou ageísmo) que é toda forma de estereótipo, preconceito e discriminação baseado em idade se dirigindo a Fabio Porchat.
Dias antes, o humorista interpretava um filho incomodado com uma "mãe de 57 anos" em um vídeo do Porta dos Fundos. A tal mãe é o tempo todo repreendida por Porchat por não saber mexer no celular, espalhar fake news etc. Basicamente, uma mulher de mais de 50 sendo representada como uma incapaz.
"Eu acho que eu fui até bem fina, minha ideia era deixar claro o quanto esse preconceito está enraizado e passa batido. As pessoas se sentem à vontade para fazer piada", diz Cris.
O fato é que o vídeo teve mais 500 mil visualizações e sete mil comentários, o que mostra quanta gente se identificou com o desabafo. A Cris está longe de ser uma mãe sem noção como a do vídeo do Porchat. Ao contrário, assim como a grande maioria da nossa geração (falta de noção, inclusive, não depende de idade, né?).
Ela é escritora, autora de livros de sucesso, colunista da Rádio Band News em Belo Horizonte, da revista VidaSimples, palestrante, criadora e apresentadora do podcast "50 Crises", que foi eleito um dos 31 indicados pelo Spotify, entre milhares de podcasts brasileiros que estão na plataforma. Ela também soma quase 150 mil seguidores no Instagram.
Cuidados com o corpo e beleza madura Cris é um exemplo cada vez mais comum de mulher que abraça a idade e a beleza madura, que assume os cabelos brancos, mas também é adepta de tratamentos de beleza. Afinal, as coisas não são excludentes. "Hoje me sinto muito mais bonita do que há anos atrás. Fábio Porchat, essa é a mulher de 50 anos hoje, muito prazer!".
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





