O resultado do Congresso Latino-Americano, que está sendo realizado em Marília, no UNIVEM (Centro Universitário Eurípides de Marília), será transformado na Carta da Paz a ser encaminhada à ONU (Organização das Nações Unidas) e o Itamaraty, órgão do governo que cuida das relações internacionais. O evento termina neste sábado, mas no domingo haverá uma caminhada na avenida das Esmeraldas, à partir das 9h, além do plantio de lírios.
Reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, durante a abertura do evento.
O congresso tem por objetivo de promover um diálogo interdisciplinar para construção da paz, da prevenção da violência, da preservação da democracia e do desenvolvimento humano. É realizado pelo UNIVEM, em parceria com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), a UCSS (Universidad Católica Sede Sapientae (Lima/Peru).
A abertura do evento, na quinta-feira à noite, lotou o anfiteatro do Univem, contando com a participação de autoridades, juristas, pesquisadores e estudantes. Na sexta-feira, além das conferências, também ocorreram os grupos de trabalho, com apresentação de painéis. Foram apresentados 223 trabalhos que serão transformados em 23 obras e avaliados por uma banca. A CARTA DA PAZ será elaborada a partir da conclusão desses trabalhos.
Autoridades e juristas durante a solenidade de abertura do Congresso.
Neste sábado, os trabalhos estão recomeçando às 9h, com as palestras do Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Sebastião Fagundes Cunha e do Procurador Geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia. Posteriormente estão previstos debates e o encerramento oficial do Congresso. O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, enfatizou a importância do Congresso Latino-Americano para os estudantes na construção do processo de paz.
CAMINHADA - Neste domingo, também estão previstas mais atividades e que devem envolver a comunidade. A partir das 9h, na avenida das Esmeraldas, será realizada a Caminhada pela Paz e também o plantio de 50 mudas de lírios da paz em espaço cedido pela prefeitura municipal na Praça Higashi Hiroshima, como símbolo emblemático da atitude pró-ativa das pessoas unidas pelo sentimento da fraternidade.
Veja também:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





