Após os líderes de 25 partidos discursarem no plenário da Câmara dos Deputados, teve início a votação do impeachment. O primeiro parlamentar a proferir voto contrário ou favorável ao envio do processo para o Senado foi Washington Reis (PMDB-RJ), por questões médicas. Ele se posicionou a favor do prosseguimento do pedido.
A votação ocorre por chamada nominal e estado por estado, com alternância entre parlamentares do Norte e do Sul. O chamado será também por ordem alfabética. De acordo com presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), uma segunda chamada pode ser realizada em caso de deputados ausentes, ao fim da votação pelo estado do parlamentar faltoso.
“Segunda chamada é um critério da presidência, a gente pode fazer ou não fazer. Nós vamos pelo estado. Se tiver um ausente, a gente volta a chamar depois, no próprio estado. Se alguém está pensando em se ausentar para voltar no fim do resultado, vai perder seu tempo”, afirmou em entrevista coletiva antes do início da sessão.
Para o processo ser remetido ao Senado, os defensores do impeachment precisam arregimentar 342 votos, o que representa dois terços dos 513 parlamentares. Caso o número não seja alcançado, o parecer pró-impeachment é arquivado.
Acompanhe a votação ao vivo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288