Uso do equipamento enquanto dirige aumenta em 400% o risco de um acidente.
No trânsito, uma simples distração ao volante pode ocorrer em segundos, porém, é o suficiente para mudar o curso de uma vida. Hoje, um dos vilões que tiram o foco dos motoristas é o celular.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfico – Abramet, o uso do dispositivo ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, com mais 154 fatalidades por dia.
Falar ao celular ou enviar mensagens aumenta em até 400% a chance de ocorrer sinistros de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma rápida olhada na tela pode ter consequências fatais, visto que ocasiona distração em três níveis: manual (quando o motorista tira a mão do volante, ao passo que as duas mãos deveriam estar comandando a direção), visual (quando o motorista desvia o olhar para o celular) e cognitiva (quando o motorista perde o foco, se distrai e consequentemente necessita de maior tempo de reação em qualquer decisão a ser tomada).
Campanha de alerta
Diante desta realidade, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês de outubro a campanha educativa “Ou você dirige, ou você digita”.
O objetivo é conscientizar os motoristas que manusear o celular ao volante pode resultar em situações trágicas no trânsito.
A campanha está sendo divulgada nos meios de comunicação da Companhia como: cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz/Marília), no site institucional, redes sociais e também em mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do trecho.
Infrações e multas - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirigem, terão que desembolsar R$ 293,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288