Muita gente acaba esquecendo que a saúde do cérebro é tão importante quanto a do corpo. É preciso priorizar um pouquinho mais a saúde mental para manter o equilíbrio PERFEITO entre corpo e mente e para isso a prevenção é o melhor caminho.
O sentimento de cuidado e acolhimento faz com que uma pessoa se sinta importante e segura o suficiente para compartilhar o problema ou, até mesmo, pedir ajuda. O fato é que não se deve negligenciar os aspectos que impactam a saúde mental achando que eles se resolverão sozinhos.
Algumas ações simples e práticas podem ser aplicadas no dia a dia para cuidar da mente.
1. Melhore a gestão do tempo: O tempo — ou a falta dele — recebe infinitas acusações de ser o responsável pela correria do dia entretanto, a má gestão do tempo é a grande vilã. Antes de mais nada, organize suas horas para cumprir as demandas da vida pessoal e profissional.
2. Pratique atividades físicas: Um corpo saudável é mais disposto, estimula a motivação, felicidade e até a produtividade. A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades.
3. Conviva com as pessoas que ama: Desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido e cor. É importante trabalhar e se desenvolver profissionalmente, mas rever amigos e familiares é fundamental para a existência humana. E lembre-se: o que vale é a qualidade desse tempo, e não necessariamente a quantidade de horas.
4. Tenha momentos de lazer: Mesmo quem é muito focado no trabalho e se sente confortável e motivado em passar horas dedicadas a esse projeto, precisa de um momento de descanso. Viajar, sair com os amigos ou ficar em casa assistindo sua série preferida.
5. Priorize uma boa noite de sono: Muitos estudos falam sobre dormir oito horas diárias como o recomendável. Mas nem todo mundo consegue ou precisa cumprir essa carga horária. O importante é priorizar o sono como um momento fundamental para o relaxamento do corpo e da mente. A qualidade é mais importante que a quantidade.
6. Cuide da alimentação: Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos. A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Ficar sem se alimentar pode causar fraqueza, fadiga e comprometer órgãos importantes.
7. Inicie sessões com terapeutas: A maioria das pessoas pensa que não precisa de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmitificado.
É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





