A professora da área de recursos humanos do Senac Marília, Juliane Lourenço do Carmo, alerta aos gestores e colegas que os desentendimentos não resolvidos em locais de trabalho geram danos a todos. “Um dos principais motivos que fazem com que as equipes tenham baixa produtividade são os conflitos interpessoais, que causam desgastes e interferem no alcance de resultados”, explica.
Segundo ela, isso acontece em função dos diferentes perfis de trabalhadores, já que cada um possui um histórico de vida. “Ter comportamentos e ideias diferentes enriquecem a empresa e agregam valor”, ressalta. O importante é saber trabalhar com estas diferenças e evitar que elas comprometam o relacionamento profissional e os resultados da equipe.
DICAS IMPORTANTES - De acordo com Juliane, o importante é o comprometimento de todos. “Se colocar no lugar do outro permite que haja maior compreensão e paciência”. Além disso, é bom ser um ouvinte atento e se comunicar de maneira clara para evitar que suas palavras sejam interpretadas de maneira
Cuide também da postura: “Cumprimentar os colegas é uma atitude que demonstra respeito e consideração”, orienta. Esteja disposto a mudar (é importante ser flexível, isso estreita os laços), faça sua parte (se empenhe em suas responsabilidades, se dedique para não sobrecarregar ninguém), ajude e seja ajudado (socorra seus colegas e também esteja aberto para receber ajuda).
“Ter inteligência emocional é um dos aspectos mais requeridos dos profissionais atualmente”, explica a docente ao destacar a importância de colocar em prática atitudes simples em qualquer ramo de atividade.
A ação do líder é outro antídoto contra os transtornos gerados por conflitos. “O bom relacionamento entre líderes e colaboradores favorecem os resultados positivos”.
O líder deve conhecer o perfil de cada profissional, identificar os possíveis conflitos antes que ocorram, ignorar fatos que não interfiram na conduta profissional e sempre fazer o feedback, não apenas para criticar, mas também para dar elogios.
FORMAÇÃO - Se a harmonia no local de trabalho depende do relacionamento entre colegas e gestores, o profissional em recursos humanos atua diretamente para tornar esta convivência mais alinhada e produtiva.
Ele identifica os perfis que compõe o quadro de funcionários, ajudando a fortalecer as qualidades e contornar possíveis deficiências.
Aos interessados em conhecer e atuar na área, o Senac Marília está com vagas abertas para o curso Técnico em Recursos Humanos. Com duração de 800 horas, as aulas começam em 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h40. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Senac Marília, localizado na rua Paraíba, nº 125, ou pelo telefone (14) 3311-7700.
Serviço
Técnico em Recursos Humanos
Data: 3/8/15 a 7/10/16
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h40
Duração: 800 horas
Local: Senac Marília
Informações
Senac Marília (Rua Paraíba, nº 125 – Centro)
Telefone: (14) 3311-7700
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





