Ainda bem que o carnaval será logo no início de fevereiro. Infelizmente, brasileiro tem a mania de só começar a levar seus projetos a sério depois das festas de Momo. Mas, 40 dias depois teremos os feriados da Semana Santa. E este é o ano das Olimpíadas. E ainda teremos eleições municipais em outubro. E depois, ah, depois vêm as festas de fim de ano.
Todos temos dificuldades. Na melhor das hipóteses, quem não precisa enfrentar falta de dinheiro e de tempo, tem as distrações. E é a forma como lidamos com isso que define o momento em que começamos, de verdade, a concretizar nossos projetos. Até então, temos apenas desculpas e justificativas para continuar sonhando. Ou para desistir.

Estabeleça metas diárias, seja de tempo, seja de tarefas. Se você percebe que é uma pessoa produtiva, mantém a concentração durante o estudo, e tem limitação de tempo porque trabalha, definir quantas horas vai estudar por dia é uma ação importante. Até para não invadir horário de sono e de outras atividades obrigatórias.
Encontre um lugar silencioso e confortável com boa iluminação e temperatura adequada. Se não tiver isso em casa, vá a uma biblioteca. O tempo de deslocamento é amplamente compensado com o ganho de produtividade. Construa uma rotina de estudo.
Dito isso, como agir nos feriados – estudar mais ou aproveitar para descansar? Depende muito da sua situação. De modo geral, o equilíbrio é a melhor escolha: usar parte dos dias para estudar e tirar um dia a mais de folga e lazer.
Para quem está trabalhando e estudando, sem edital publicado, os feriados são um momento especial para intensificar os estudos. Se houver alguma matéria mais difícil ou mais atrasada, é uma excelente oportunidade para fazer um período de dedicação exclusiva para sanar o problema.
Mas, se o edital estiver publicado, siga estudando como se não houvesse amanhã. Mantenha apenas o dia livre na semana para recuperar as forças.
Se a família e os amigos viajarem? Melhor ainda: você poderá ficar em casa concentrado, dando largos passos para a conquista do seu sonho. Se for muito difícil para você resistir, lamento, mas parece que ser aprovado em concurso ainda não é o projeto da sua vida.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





