Pelo quinto mês consecutivo, aumentou o interesse dos empresários do comércio da Região Metropolitana de São Paulo em expandir os seus negócios, sentimento
captado pelo Índice de Expansão do Comércio (IEC) - pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A pesquisa também reflete no interior.
Em setembro, o indicador atingiu 78,7 pontos, alta de 1,1% em relação a agosto e de 17,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Apesar de ainda permanecer abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição para investir, os sucessivos aumentos do índice demonstram que a sensação de melhora na economia nacional é algo concreto.
Segundo a FecomercioSP, essa diferença entre os dois subitens decorre do fato de que em termos de capital físico, as empresas do varejo ainda não pensam em expansão, mas dado o elevado número de demissões há espaço para contratações antes da retomada efetiva dos projetos de expansão, novas lojas, etc. De qualquer forma, a Entidade aponta que os números de setembro são boas notícias e, com a definição do cenário político, também as apostas de novos investimentos devem ser retomadas lentamente.
A longo prazo, de acordo com a Federação, as curvas de investimento e contratação estarão fortemente correlacionadas. Um eventual aumento de contratações (ou redução das demissões) no final de 2016 vai permitir acelerar projetos de investimento em 2017. A FecomercioSP aponta para o fato do setor indicar que será ele a dar primeiro sua enorme contribuição e exibir sua confiança na economia do País.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




