Para evitar inúmeras doenças e viver com mais qualidade, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir cerca de 400 gramas de frutas e hortaliças por dia. Para atingir essa meta, a dica é aumentar o consumo diário desses alimentos.
E tudo começa com a ida às compras, quando também é possível garantir a saúde do bolso. Prefira os alimentos vendidos por pequenos produtores que são mais frescos e baratos.
Saúde e economia continuam de mãos dadas até na hora de escolher o que levar. É importante observar a qualidade (manchas, pontos amassados, folhas velhas), pois isso gera desperdício e perda de nutrientes.
Chegando em casa, verduras devem ser lavadas folha por folha e deixadas de molho em solução de hipoclorito de sódio ou de cloro por 15 minutos. Assim elas duram até uma semana em potes fechados dentro da geladeira.
Já com as frutas, respeite o tempo de maturação. Após serem limpas, se já estiverem maduras, podem ir para geladeira; se ainda estiverem verdes, é preferível a fruteira, para que o processo de amadurecimento continue.
Segundo Marina, tendo todos esses cuidados, uma ótima dica é consumir esses alimentos também na hora do lanche. “Se a fruta será consumida em até quatro horas, pode-se picar, mas é preferível picar no momento do consumo”, finaliza.
Aos interessados em conhecer como tornar a alimentação mais saudável, o Senac Marília oferece vagas para o curso Cozinha Light e Dietética.
Informações podem ser obtidas na própria unidade, localizada na rua Paraíba, nº 125, Centro, ou pelo telefone (14) 3311-7700.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288