A Defesa Civil do Estado mobiliza, a partir desta segunda-feira (15), das 6h às 18h, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), localizado no Palácio dos Bandeirantes. Esta é a primeira mobilização do ano dentro da Operação SP Sem Fogo.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno será a mais crítica da estiagem em 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas.
O cenário é marcado por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado. Em Marília, por exemplo, nesta segunda-feira a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30%.
O Gabinete de Crise reunirá, de forma presencial, representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo. O objetivo é otimizar a resposta às ocorrências de incêndios, reduzir o tempo de mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento aos eventos críticos.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a instalação do Gabinete de Crise é uma medida fundamental para enfrentar os próximos dias:
“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





