A Polícia Militar em Marília e toda a região já está em alerta por causa de uma brincadeira "comum" mas extremamente perigosa neste período de férias: soltar pipas com linha cerol (mistura de cola e vidro triturado). Nas últimas 24 horas foram registrados dois acidentes em Bauru, envolvendo dois motociclistas.
O Corpo de Bombeiros de Marília recomenda para que jamais seja utilizado cerol na linha, pois acidentes graves com motociclistas, pessoas que caminham nas
proximidades ou até mesmo com quem solta a pipa podem ocorrer. Em dezembro do ano passado, na zona norte da cidade, dois motociclistas ficaram com sérios ferimentos no pescoço e nas mãos ao serem atingidos por linha com cerol.
Além da prática poder terminar em tragédia, o fato ainda culmina na interrupção do fornecimento de energia elétrica nos bairros. Para se ter uma ideia, de janeiro até agora, a CPFL Paulista registrou 50 desligamentos causados por pipas em Bauru. Só em julho de 2015, mês de férias, foram 43 registros.
Num dos acidentes ocorridos em Bauru, o motociclista caiu, mas ele acabou se acertando com a mãe do garoto e não quis registrar o fato. No outro, a vítima foi um rapaz de 22 anos seguia em uma moto CG/125, quando acabou se enroscando em uma linha de pipa. Ele caiu da moto e foi socorrido pela Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto-Socorro Central, informou o JC NET.
DICAS IMPORTANTES - Outra recomendação dos Bombeiros é que nunca deve-se empinar pipa próximo de rede elétrica, ou quando estiver chovendo, pois há o perigo de ser atingido por um raio, o que poderia ser fatal.
O jovem também não deve jamais subir em poste ou telhado alheio para recuperar pipa, sem o devido conhecimento, preparo e equipamentos. Uma queda, apesar da baixa altura, pode ser fatal, além dos riscos de acidentes com fios e materiais cortantes. Um adulto deve sempre supervisionar enquanto as crianças brincam. Outro cuidado importante é nunca correr atrás de pipas, devido ao risco de atropelamentos tanto em área urbana quanto em rodovias.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





