Com a chuva, Saúde alerta para os perigos do mosquito da dengue em Marília

Compartilhe:




Uma força-tarefa está nas ruas vistoriando casas e fazendo bloqueios onde há confirmados.

Chuva, muito calor e recipientes que acumulam água. Esta é uma combinação perigosa nesta época do ano uma vez que aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde está alertando a população sobre esse período e ao mesmo tempo está intensificando as medidas preventivas contra essa doença.

De acordo com a supervisora Vivia Funai, da Divisão de Zoonoses, nesta época do ano o número de casos aumentam mesmo e por isso é intensificada a ação de combate. A operação casa a casa é feita durante o ano todo e os bloqueios ocorrem nas áreas onde são notificados os suspeitos.

Nestas ações, os imóveis que apresentam riscos à população são notificados para que sanem as irregularidades, com aplicação de multa no caso de descumprimento.

Força-tarefa

A Secretaria montou uma força tarefa que reúne aproximadamente 150 profissionais da Divisão de Zoonoses envolvidos no controle de vetor, com ajuda dos Agentes Comunitário de Saúde, para reforço na realização de bloqueios em tempo oportuno

Mas, essa equipe enfrenta um grande obstáculo: durante as inspeções de rotina os funcionários encontram, em média, 40% dos imóveis desocupados ou com moradores ausentes.

"Com isso o controle não consegue ser tão efetivo como gostaríamos", observou Vivia Funai.

Segundo ela, a orientação é para que o próprio morador realize a vistoria em sua casa.

Objetivo é eliminar recipientes que tenham (ou possam vir a ter) água parada, frestas, declives que empoçam água, para evitar a proliferação do mosquito.

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.