Um levantamento feito pela concessionária Entrevias constatou que as colisões traseiras são o principal tipo de ocorrência registrada nas rodovias da região de Marília, tendo como maior motivo a distração dos motoristas envolvios.
Este alerta é feito no movimento Maio Amarelo, que coloca em pauta a segurança viária e que deve ocorrer em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, dá o tom à reflexão proposta ao poder público e sociedade civil, com o apoio da Artesp.
Os números
O levantamento interno, considerando os 271 quilômetros de rodovias concedidas entre Marília e região, de 1º de janeiro a 30 de abril de 2020, mostra que a imprudência – fator humano relacionado ao desrespeito da velocidade e desatenção, é a causa mais comum para os acidentes do tipo colisão (principalmente a traseira), que representam 35% do total de ocorrências registradas no período (124).
De 44 colisões, 29 foram do tipo traseira. Ocorrem principalmente na SP-294 e SP-333 trecho de Marília.
Choque contra defensas metálicas e tombamento de motos também aparecem no ranking dos mais comuns.
Durante todo o ano de 2019, as colisões traseiras também estiveram no “ranking” das principais imprudências.
Duplicação do trecho
As obras de duplicação em pontos diferentes na extensão da SP-333 poderão ajudar a diminuir esse tipo de acidente. Ao todo serão 67 quilômetros de vias duplicadas considerando o trecho entre Júlio Mesquita e Marília, cujo início foi em janeiro, e de Marília a Echaporã, que se iniciou em março.
Embora não exista uma distância mínima regulamentada, especialistas recomendam guardar distância de segurança de, no mínimo, três segundos do veículo da frente. Assim que ele ultrapassar algum objeto fixo de referência, comece a contar “mil e um, mil e dois, mil e três”. Se você chegar no ponto de referência antes de terminar a contagem, significa que é necessário diminuir a velocidade.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





