Coleta seletiva mais do que dobra em Marília e chega a 26 toneladas por semana

Compartilhe:




Quebrando um tabu nos serviços de limpeza urbana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, começou a operar a coleta seletiva em 40% dos bairros de Marília. Em praticamente 45 dias, a adesão mais do que dobrou. Hoje são coletadas 26 toneladas de lixo reciclável por semana (aproximadamente 100 toneladas por mês), contra 10 toneladas por semana. 

Os serviços são prestados por uma empresa terceirizada e são realizados de acordo com cronograma estabelecido em 51 bairros/regiões, de segunda a sábado, em dois turnos. Os materiais recolhidos são separados e encaminhados para reciclagem por uma cooperativa cadastrada.

Os bairros atendidos no turno diurno têm recolhimento entre as 7h e as 15h20. Já no período noturno, o atendimento é entre 17h e 1h20 da madrugada. Confira a relação dos bairros clicando AQUI.

A recomendação é que os materiais recicláveis sejam colocados todos juntos, que serão separados posteriormente. Porém, os recicláveis não devem ser colocados junto com materiais orgânicos, como o lixo comum – este permanece com o mesmo cronograma de coleta já existente.

São recolhidos:

  • Papel (inclusive papelão)
  • Plástico
  • Vidro
  • Metal
  • Óleo de cozinha (colocar em garrafa PET)

Obs. Não são recolhidos móveis e entulhos, que podem ser descartados nos Ecopontos. Saiba mais clicando AQUI.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, essa ação mostra mais uma preocupação da Prefeitura em mudar o paradigma de serviços públicos do município. Já o prefeito Vinicius Camarinha afirmou que esse é um avanço na questão de serviços públicos:

 “Cuidar da cidade e das pessoas foi compromisso assumido durante a campanha. E cuidar da limpeza pública com coleta seletiva é parte do cuidado com nossa população e com a cidade, além de gerar renda para quem trabalha com recicláveis e ajudar o meio ambiente”.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.