Coca-Cola abandonar negociações. Empresa nega

Sindicato da categoria afirma que empresa se recusa a cumprir acordo coletivo de trabalho.
Compartilhe:




As negociações para o reajuste salarial dos aproximadamente 600 trabalhadores da empresa Femsa  (Coca-Cola) em Marília  chegaram a um impasse. O sindicato da Alimentação de Marília distribuiu nota esta semana denunciando que a empresa abandonou as negociações com o  e recusa-se a cumprir o acordo coletivo de trabalho Estadual. Já a direção da empresa contesta essa informação. A data-base da categoria é o mês de maio.

Fábrica em Marília tem cerca de 600 empregados.

"Todos os anos anteriores a Coca Cola, em Marília, aplicava o índice estadual e ainda negociava com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marília, algumas clausulas mais benéfica aos trabalhadores, como adicional noturno, ticket alimentação, ticket natalino, desconto de refeições e outros. Este ano, a empresa se recusou a aplicar o índice de 9.83% e também não quis negociar os demais benefícios", disse o presidente do Sindicato Wilson Vidoto Manzon.

"A Coca Cola em Marília não negocia e quer impor aos trabalhadores, um reajuste abaixo da inflação, como foi feito em outras cidade onde tem fábrica da empresa. Não aceitamos esta imposição e não vamos fechar acordo de reajuste salarial com índice abaixo da inflação do período", frisa Wilson Vidoto.

No entendimento do Sindicato, quando não existe um acordo com o sindicato da base, prevalece  o acordo à nível estadual. Como já se passaram três meses da data-base e não chegou-se a um acordo, a diretoria do Sindicato da Alimentação de Marília vai protocolar  junto ao Ministério do Trabalho, pedido de fiscalização e também vai entrar com pedido de ação de cumprimento da convenção do coletiva de trabalho, junto ao Ministério Publico.

"Será notificado o Ministério do Trabalho e Ministério Público de Trabalho a decisão da empresa e não cumprimento da convenção coletiva, como também a terceirização do setor de cargas vinculados à alimentação com salário menores, sem nenhum beneficio", disse o presidente Wilson Vidoto Manzon.

OUTRO LADO - A assessoria de Imprensa da empresa Femsa  (Coca-Cola) divulgou nota ao portal Visão Notícias.com contestando as informações do Sindicato. Eis a nota:

A FEMSA Brasil esclarece que está em período de renovação do Acordo Coletivo e vem realizando diversas reuniões de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Marília, representante de seus trabalhadores.

A informação sobre o abandono das negociações e recusa no cumprimento do Acordo de Trabalho Estadual, firmado entre a Federação dos Trabalhadores na Alimentação e o Sindicato Estadual da Indústria de Bebidas não é verdadeira, já que a Empresa segue Acordo Coletivo firmado diretamente com o Sindicato.

A Companhia reafirma ainda seu compromisso com a qualidade de vida e com o bem-estar de seus colaboradores, buscando sempre cumprir todas as exigências e normas legais trabalhistas brasileiras, assim como os Acordos Coletivos feitos com os Sindicatos que representam seus trabalhadores".

 





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.