Cluster de TI, apoiado pelo Univem, participa de Projeto Mercosul

Compartilhe:




O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília), cluster produtivo da área de TI, que tem sua governança exercida pela Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação Asserti (Asserti) apoiada e localizada no campus do Univem, está entre os APLs selecionados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para participar de Projeto do Mercosul representando o país.

O Mercosul, organização internacional constituída pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, tendo como associados o Chile e a Bolívia, visa, com este projeto, acelerar o processo de integração produtiva, identificando e promovendo as possibilidades de complementaridade das economias dos países do bloco.

Segundo esclareceu o Presidente Executivo da Asserti e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, oito empresas do segmento de TI foram selecionadas para participar do projeto representando o Brasil, dessas, além do APL TI Marília, duas empresas associadas à Asserti foram selecionadas para integrar o projeto.

“É fundamental a adoção de políticas de internacionalização para as empresas do segmento. O programa criado pelo Mercosul fortalecerá efetivamente o empreendedorismo entre os países do bloco, dinamizando as forças propulsoras locais do desenvolvimento das empresas participantes”, ressaltou.

Na última sexta-feira (11) a Associação, representada por Elvis Fusco e pesquisadores dos países ligados ao Mercosul participaram de vídeo conferência em São Paulo, iniciando a partir de agora o treinamento online com as 12 empresas participantes da iniciativa, sendo oito na área de TI e quatro em calçados.  

O presidente da Asserti, Elvis Fusco, destacou importância dessa participação.

O presidente da Asserti explicou que no treinamento que será iniciado, os participantes aprenderão conceitos de interação empresarial, que preveem os acordos e as leis que regem o Mercosul.

As empresas saberão como oferecer serviços nos países membros e poderão firmar parcerias. Nos dias 11,12 e 13 de junho teremos um encontro em Montevidéu no Uruguai onde as empresas participantes poderão se articular, interagir e gerar negócios. Este encontro de negócios facilitará a exportação de tecnologia e serviços das empresas associadas à Asserti".

EMPRESA CONTEMPLADA     

A empresa mariliense, Persys, foi uma das contempladas para participar do Projeto Mercosul. Incubada no Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) e agora instalada no Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), tem como proprietária, a Profa. Giulianna Marega Marques, ex-aluna e atualmente professora do Univem.

O CIEM e o CITec-Marília são ambientes de inovação mantidos pelo Univem que dão todas as condições para que os alunos possam empreender ideias inovadoras, gerando negócios de sucesso no segmento de TI, que geram resultados como esses que a Persys conseguiu”, enalteceu o apoio do centro universitário aos alunos que desejam empreender.

Marília está entre as três cidades do Estado a terem o reconhecimento do Governo Estadual e Federal de um APL no segmento de Tecnologia da Informação. A certificação conferida pelo Governo do Estado de São Paulo em 2016, consiste na reunião dos atores do setor de Tecnologia da Informação, conhecido como a nova força econômica do município.

O APL TI Marília, representado pela Asserti em parceria com o Univem e a Prefeitura de Marília, tem trabalhado para que a cidade brevemente tenha seu Parque Tecnológico consolidando ainda mais a vocação da cidade para as áreas da tecnologia, empreendedorismo e inovação.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.