As cidades de Ocauçu (23), Vera Cruz (24), Queiroz (25) e Álvaro de Carvalho (26), foram contempladas para integrar neste mês de setembro o Cinecidade, circuito de exibição de filmes brasileiros. Trata-se do CINESOLAR, primeiro cinema móvel do país que utiliza energia solar para exibir filmes, que faz parte do Circuito de Arte e Cultura CPFL.
Patrocinado pela CPFL Energia e com apoio da CPFL Cultura, as duas iniciativas pegam a estrada a partir de agosto para visitar mais de 60 cidades paulistas em todas as regiões do estado. Além de sessões gratuitas de cinema, a programação inclui oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes.
“Ao longo dos anos, a CPFL Cultura se tornou uma referência em sua missão de filtrar, organizar e contextualizar as questões do mundo contemporâneo a partir de debates, reflexões e programas culturais. Tão importante quanto organizar esta produção é compartilhá-la. Por isso nos esforçamos para alcançar o público por meio do rádio, da TV e da internet, e também do Circuito de Arte e Cultura CPFL, do qual o CINESOLAR é parte. Este projeto, que reúne cinema, responsabilidade social e sustentabilidade no mesmo trajeto, reforça nosso compromisso de levar ao maior número possível de pessoas o que há de melhor na produção cultural brasileira hoje”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.
PARCERIA E ESTRUTURA - A parceria entre o Cinecidade e o CINESOLAR é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema solar leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. A cada mês será exibido um filme brasileiro diferente. Um dos objetivos do circuito, além de promover ações sustentáveis, é democratizar o acesso às produções nacionais, já que ainda existe pouco espaço dento das salas comerciais de cinema. O filme “Eu e Meu Guarda-Chuva”, de Toni Vanzolini entra em cartaz nas sessões de setembro.
Longas-metragens como “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, “, “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo e “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, além de diversos curtas-metragens infantojuvenis também estão na lista de exibição do circuito, que acontece até março de 2016. A expectativa de público é de 300 pessoas por sessão, ou seja, um total de 18 mil espectadores.
A programação pode ser acompanhada no site do projeto: www.cinesolar.com.br
Sinopse – Eu e Meu Guarda-Chuva (1h18min) , de Toni Vanzolini
Eugênio é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola, seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida, a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen.
Dia 23/09 - Ocauçu
- 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (sessão do filme principal)
Local: Terminal Rodoviário. Observação: Caso chova, as sessões acontecerão na Diretoria Municipal de Educação (Rua Francisco Gomes Arantes, 51 – Centro)
Dia 24/09 - Vera Cruz
- 18h30 (mostra de cinema infantil) e às 19h30 (sessão do filme principal)
Local: Praça da Matriz
Observação: Caso chova, as sessões acontecerão na E.M.E.F. Antonio Andrade Guimarães (Avenida Sete de Setembro, 815)
Dia 25/09- Queiroz
- 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (sessão do filme principal)
Onde: Praça Central. Observação: Caso chova, as sessões acontecerão no Centro Recreativo
Entrada Gratuita
Dia 26/09 - Álvaro de Carvalho
- 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (sessão do filme principal)
Local:: Em frente à E.M.E.F. Mario Covas (Avenida Santa Cecilia, 198 – Centro). Observação: Caso chova, as sessões acontecerão no pátio da escola
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





