Apesar da pandemia da Covid-19, que já causou milhares de mortes em todo o centro oeste paulista, duas cidades da região chamam a atenção por causa da doença.
Enquanto Queiroz, na região de Tupã, conseguiu "zerar" os casos suspeitos, Fernão, próximo a Gália (a 60 km de Marília) é a única do Estado a não registrar nenhum óbito em virtude da doença, embora os casos confirmados representassem 12,5% da população.
O município de Queiroz divulgou na tarde desta segunda-feira um novo boletim epidemiológico do novo coronavírus e novamente a cidade permanece com nenhum caso suspeito, o que ocorre desde o começo deste mês.
Pelo balanço, a cidade teve um total de 1.081 notificações, dos quais 677 foram descartados.
Dos 404 casos confirmados da doença, 379 pessoas foram recuperadas, 22 em período de transmissão (duas internadas) e três óbitos.
Nesta terça-feira, Queiroz realiza uma campanha de vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária entre 40 a 43 anos das 13h às 17h; e na quarta-feira (7) das 8h às 17h para o mesmo público, em frente ao Centro de Saúde.
Fernão: sem mortes
Outro caso curioso em nossa região ocorre em Fernão. É a única cidade do Estado de São Paulo que ainda não registrou nenhuma morte por Covid-19 e nem óbito suspeito.
Pelo último boletim (divulgado nesta segunda-feira), a cidade tem até agora 216 casos confirmados, o que representa 12,5% da população (de 1.727 habitantes).
Desse total, 204 já recuperados, 12 pessoas em período de isolamento e duas internações. Foram descartados 291 exames.
Fernão é uma das 10 cidades menos populosas de São Paulo e não conta com hospital. Quando necessário, os pacientes são levados para municípios vizinhos.
Visitas de agentes comunitários e utilização de carro de som, para orientar a população, monitoramento dos casos e busca ativa das pessoas próximas aos contaminados são algumas das medidas colocadas em prática pela Secretaria Municipal da Saúde de Fernão.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288