Paraguaçu Paulista, a 80 quilômetros de Marília, pode estar enfrentando um surto de cinomose, doença fatal em cães. O alerta foi feito por uma protetora de animais, que desenvolve trabalhos voluntários na cidade. Ana Paula Toneli gravou um vídeo e o divulgou penas redes sociais pontuando algumas ocorrências da doença em diversos bairros de Paraguaçu.
Conforme relata a cuidadora, nos últimos dias ocorreram 10 casos da doença. Todas foram relatadas pelos proprietários aos protetores que atuam na cidade.
A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. É altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla. O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do animal.
Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia. Em estágio avançado, o sistema respiratório é acometido. Agressiva, a doença ataca o sistema nervoso central e o cão passa a andar desorientado, apresentar tremores e ter convulsões.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





