Previsão preocupa eleitores após tempestade no primeiro turno, que derrubou 44 árvores, deixou feridos e afetou locais de votação; todo o Estado estará em alerta laranja
A previsão de chuva forte para este fim de semana está aumentando a preocupação dos eleitores de Marília e região, especialmente porque o domingo (25) será marcado pelo segundo turno das eleições. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta laranja para temporais em todo o território paulista, com possibilidade de ventos fortes, raios e queda isolada de granizo.
A preocupação tem motivo. No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, um forte temporal atingiu Marília justamente durante a votação, provocando quedas de árvores, alagamentos, falta de energia elétrica e transtornos em escolas utilizadas como locais de votação.

Agora, com a previsão de novas instabilidades, a orientação é que os eleitores acompanhem as condições do tempo e redobrem os cuidados nos deslocamentos.
Como fica o tempo neste sábado e domingo?
- Sábado (24): a previsão para Marília indica sol entre muitas nuvens pela manhã, com aumento da instabilidade e possibilidade de pancadas de chuva, especialmente entre a tarde e a noite. As temperaturas devem variar entre 17°C e 27°C.
- Domingo (25): o dia da votação deverá ser mais instável, com previsão de chuva em diferentes períodos, possibilidade de temporais, descargas elétricas e rajadas de vento. As temperaturas devem ficar entre 18°C e 23°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém aviso amarelo de tempestade para a região de Marília no domingo, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos de 40 a 60 km/h e queda isolada de granizo.
Já a Defesa Civil estadual prevê pancadas moderadas a fortes nas regiões central, sul e oeste do Estado, incluindo a região de Marília, com possibilidade de episódios isolados de tempo severo.

Temporal do primeiro turno deixou muitos estragos
O receio de novos transtornos está relacionado ao que aconteceu no dia 4 de outubro. Conforme reportagem publicada pelo Visão Notícias, o temporal derrubou 44 árvores, deixou quatro pessoas feridas e atingiu quatro residências, obrigando três famílias a deixar suas casas.

A tempestade começou por volta das 10h, quando muitos eleitores estavam a caminho das seções eleitorais. Pelo menos sete locais de votação ficaram sem energia elétrica, enquanto algumas escolas registraram entrada de água. As urnas eletrônicas continuaram funcionando com baterias, e a Justiça Eleitoral precisou mobilizar equipamentos de reserva.
A chuva também provocou danos em veículos, quedas de fios elétricos e interrupções no fornecimento de energia em diferentes bairros.
Defesa Civil reforça monitoramento
Diante da previsão de temporais, a Defesa Civil de São Paulo anunciou que manterá um gabinete especial de monitoramento neste domingo, com equipes mobilizadas para acompanhar as condições meteorológicas e coordenar eventuais ações de emergência.
Embora a maior preocupação esteja concentrada na faixa leste do Estado, as regiões do interior também poderão registrar chuvas intensas, raios e ventos fortes.
Cuidados na hora de votar
Para evitar transtornos, a recomendação é acompanhar os alertas meteorológicos, planejar o deslocamento até o local de votação e evitar ruas alagadas.
Eleitores tentam de proteger do temporal que atingiu Marília no primeiro turno.
Durante temporais, também é importante não procurar abrigo debaixo de árvores, manter distância de fios elétricos caídos e evitar atravessar enxurradas, mesmo de carro. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A expectativa é de que a votação transcorra normalmente, mas a previsão reforça a necessidade de atenção durante todo o domingo, especialmente diante dos problemas enfrentados pela cidade no primeiro turno.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online







