Com a proximidade do Verão (começa oficialmente dia 22/12), as chuvas também começam a cair com mais frequência e força, intensificando os ventos e as descargas atmosféricas. Por isso, a CPFL traz dicas à população e reforça a necessidade de redobrar a atenção com a segurança no convívio com a rede elétrica.
Em qualquer eventualidade, como queda de árvore e outros objetos na rede elétrica, provocando o rompimento de fios de energia, é só entrar em contato por meio de seu site, do portal de Serviços Online, ou do aplicativo para celular “CPFL Energia” (no aplicativo existem figuras que ajudam a identificar o tipo de problema na rede). A companhia disponibiliza também seu Call Center 0800 010 1010, com ligação gratuita.
Dicas de segurança:
- Durante a incidência de raios, fique sempre longe de árvores e postes de luz. Veículos são abrigos adequados, que bloqueiam a eletricidade.
- Durante chuvas com descargas atmosféricas, não realizar nenhum tipo de obra em fachada externa. Além do risco de escorregar, os rolos de pintura com haste metálica podem ser atingidos por raios, causando acidentes.
- Não empinar pipa em dias de chuva, principalmente com linhas chilena e cerol, pois podem conduzir eletricidade.
- Com a possibilidade de inundações por conta de chuvas fortes, a distribuidora recomenda que, em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores das residências sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água.
- Durante a incidência de raios, não é recomendado utilizar aparelhos que estejam ligados na tomada, incluindo telefones celulares que estejam conectados ao carregador e telefones fixos. Recomenda-se evitar contatos com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras.
- Não mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado, principalmente nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas.
Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação. Nesses casos, é preciso chamar um técnico capacitado para realizar os ajustes necessários.
- Em zonas rurais, evitar ficar próximo às cercas metálicas durante tempestades e raios.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





