Chegou a Páscoa. Posso dar chocolate para meu pet?

Compartilhe:




É muito comum neste período de Páscoa o aumento no consumo de chocolate pelas pessoas, entretanto não se deve dar este alimento aos pets. O alerta é da veterinária Cristina Mendes Batista, uma das responsáveis pelo Hospital Veterinário Cedvet em Marília.

"Já está bem documentada a alta toxicidade do chocolate para os cães. Isso acontece porque o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por este motivo, se um cão ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, ele pode desenvolver um quadro de intoxicação", afirmou a especialista.

Segundo Cristina Mendes Batista, alguns chocolates contêm níveis mais elevados do que outros: por exemplo, chocolate amargo contém mais teobromina do que chocolate ao leite.

No cão, a meia vida da teobromina é de 17,5 horas, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente pelo fígado.

Fique atento

Os sinais clínicos são de intoxicação por chocolate nos cães são vômito, diarreia, polidipsia e poliúria (bebe mais água e urina mais), náuseas e arritmias cardíacas.

Podem apresentar também incontinência urinária, hipertermia (aumento da temperatura corpórea) e em casos mais graves coma e morte.

Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação, geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal.

É mais comum também em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos.

O que fazer?

Se houver suspeita que o cão ingeriu chocolate, o proprietário do animal deve ficar atento nas 24 horas seguintes, porque é provável que os sintomas possam surgir durante este período.

O cão poderá vomitar rapidamente o chocolate e não evoluir para sintomas mais graves.

No entanto, se souber a quantidade e do tipo de chocolate ingerido deve consultar o médico veterinário.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.