Descarrilamento derramou cinco mil litros do combustível no solo
Análise da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) constatou que o acidente com uma composição carregada com óleo diesel, ocorrido na área rural de Valparaíso, derramou aproximadamente cinco mil litros do combustível no solo.
No entanto, o órgão estadual não verificou danos de grande porte, já que o diesel não atingiu fonte de água. Técnicos da ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a ferrovia na região, fizeram a retirada de resíduo do local.
Houve vazamento de combustível dos tanques de duas da três locomotivas que descarrilaram no acidente, seguidas de 32 vagões, também carregados com diesel. O combustível escorreu pelo pasto até atingir uma curva de nível.
Dois cinco mil litros que vazaram, foram sugados cerca de 1,5 mil e outros 3,5 mil foram absorvidos pelo solo. O material recolhido será encaminhado para um aterro industrial da empresa, em Chapecó (SC).
A contaminação poderia ter sido maior se os vagões também tivessem derramado diesel. A quantidade total de combustível não foi informada.
Equipes da concessionária atuam na remoção das locomotivas, limpeza da área e restabelecimento da linha férrea. As causas da ocorrência estão sendo apuradas pelo Comitê Interno de Segurança da empresa.
Fonte: Folha da região / Foto:Valdivo Pereira
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





