Mais de 6 mil consultas estão sendo feitas para reduzir demanda em Marília
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou um balanço do serviço de atendimento na área de oftalmologia à população mariliense que está sendo realizado em parceria com o Centro Médico Aconchego, unidade implantada pelo Hospital Espírita de Marília (HEM) e que oferece uma nova opção de atendimento ambulatorial e laboratorial à toda região.
O objetivo dessa parceria é zerar a fila de consultas nessa especialidade que estavam reprimidas nas unidades de Saúde do Município. Além disso, identificar aqueles pacientes que vão precisar de procedimentos complementares, como por exemplo cirurgia de catarata e tratamento do glaucoma.
O trabalho está sendo realizado graças a iniciativa do ex-secretário e atual vereador Sérgio Nechar. Na época em que era titular da pasta da Saúde, identificou uma grande demanda reprimida na área de oftalmologia.

Com apoio do prefeito Daniel Alonso e do secretário Levi Gomes, obteve autorização para fazer o chamamento público na área da saúde visando garantir o atendimento à esses pacientes. O Centro Médico Aconchego foi o escolhido para realização desses procedimentos.
Atendimento à população
Pela parceria, estão previstas seis mil consultas de pacientes que haviam agendado atendimento nas Unidades de Saúde do Município. Desse total, mais de 5 mil já foram realizadas. Aqueles pacientes que precisavam apenas efetuar o exame de refração (popularmente chamado "exame de vista") já saíram com a receita oftalmológica.
Como também estão sendo diagnosticados entre esses casos pacientes que precisam de outros procedimentos, a mobilização do dr. Nechar prossegue no sentido de conseguir junto ao governo do Estado a realização de mutirões, inclusive de outras especialidades, como ortopedia e dermatologia.
“Nós conseguimos aprovação, na Câmara Municipal, de um requerimento solicitando junto ao Governo do Estado a realização, em Marília, desses mutirões. Com isso, já procolou esses pedidos diretamente ao Palácio dos Bandeirantes e na Secretaria Estadual da Saúde e esperamos que sejam autorizados”, explicou o dr. Nechar
Implantação da Oftalmologia
.jpg)
O Centro Médico Aconchego foi implantado em julho de 2017, pelo Hospital Espírita de Marília, com objetivo de colocar em prática o projeto de transformar o HEM em hospital geral.
Nestes oito anos, a unidade passou a contar com 16 especialidades médicas, com uma equipe altamente profissional.
Uma delas foi justamente a Oftalmologia, graças a mais uma ação social realizada há dois anos pelo Tauste Supermercados que, com os recursos arrecadados, permitiu a compra de todos os equipamentos e a implantação dos consultórios de atendimento no Centro Médico Aconchego.
“Mais essa iniciativa louvável do Tauste permitiu que nós tivéssemos condições de participar desta chamamento público da Secretaria da Saúde e prestar o atendimento à população. O Tauste continua investindo na cidade e os frutos estão aí”, enfatizou o Controller do HEM, Bruno Armentano.
Parceria importante
Bruno Armentano agradeceu a confiança depositada pela Secretaria da Saúde no trabalho desenvolvido pelo Centro Médico Aconchego e ao mesmo tempo pela iniciativa do atual vereador Sérgio Nechar que ocorreu na época em que ele ainda era o titular daquela pasta.
“O dr. Nechar está atuando agora na área política, como vereador, e está tendo mais uma participação importante. Ele está buscando, junto aos parlamentares que tem um grande relacionamento, emendas que vão permitir a liberação de recursos do governo visando a compra dos equipamentos destinados ao Centro Médico Aconchego e que vão permitir justamente atender esses pacientes que precisarão passar por novos exames, tratamento e até cirurgia”, observou.
“O Centro Médico Aconchego está desafogando essa demanda reprimida e, pela qualidade do trabalho realizado, precisamos ajudar o Hospital Espírita a ter esses equipamentos que são fundamentais. Por isso essa nossa atuação agora como vereador”, explicou o dr. Nechar.
Trabalho é elogiado
Já o atual secretário municipal da Saúde, Osvaldo Feriolli Pereira, destacou o trabalho realizado pelo vereador Sérgio Nechar nessa mobilização visando acabar com a demanda reprimida no atendimento oftalmológico nas unidades de saúde.
Ele explicou que isso vinha ocorrendo devido a falta de prestadores desse serviço e enfatizou o trabalho que está sendo realizado pela equipe técnica do Centro Médico Aconchego.
“A população está muito satisfeita com a qualidade no atendimento. O Centro vai se tornando um hospital com especialidades consolidadas, como é o caso do atendimento oftalmológico, agregando mais valores”, afirmou dr. Osvaldo.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





