O Sindicato Rural de Bastos emitiu uma nota oficial anunciando que a tradicional Festa do Ovo deste ano (seria a 64ª edição) está cancelada. O motivo foi a confirmação de casos de gripe aviária em aves domésticas e silvestres no estado de São Paulo.
O evento, que normalmente atrai visitantes da região de Marília e de todo o Brasil, estava inicialmente marcado para julho, foi adiado para o final de agosto e, agora, cancelado de forma definitiva. Bastos é considerada a “Capital do Ovo”, com cerca de 11 milhões de galinhas e responsável por 15% da produção nacional de ovos.
"Esta decisão foi tomada diante da atual ameaça da Influenza Aviária, reafirmando nosso compromisso em adotar medidas preventivas para proteger a avicultura – setor essencial para a economia de Bastos e para a segurança alimentar do país", informa a nota do sindicato.
A medida preventiva, segundo os organizadores, tem como objetivo evitar qualquer risco de contaminação e prejuízos à cadeia produtiva da avicultura, uma das principais fontes econômicas da cidade.
Até o momento, não há registros de casos da doença em granjas comerciais do município, localizada a cerca de 100 km de Marília.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288