Represa Cascata (zona Leste) está quase seca. Prefeitura estuda medidas para evitar desperdícios de água
A Prefeitura deve lançar nos próximos dias uma campanha de conscientização para que a população economize água em virtude da estiagem prolongada que se agravou com o forte calor dos últimos dias.
Nesta manhã, o prefeito Vinicius Camarinha reuniu a imprensa para mostrar a situação da represa Cascata: está praticamente seca. Tem apenas 90 cm de profundidade, quando o normal serial seis metros.
De acordo com o DAEM (Departamento de Água e Esgoto) alguns bairros já enfrentam um rodízio durante a madrugada já que é feito remanejamento das redes de distribuição para atender regiões mais populosas e onde o abastecimento é complicado, como a zona Norte.
Prefeito Vinicius, ao lado do vereador Samuel da Farmácia e secretários, mostra o poço que já foi perfurado.
De acordo com o prefeito Vinicius, uma medida que deve amenizar a situação será a entrada em funcionamento do poço profundo da represa Cascata (centro de 20 dias) que deve produzir cerca de 200 mil litros de água/hora. Enquanto isso, a região Leste está sendo abastecida pela barragem do norte (ao lado da Cascata) e também com o remanejamento de redes.
“Conscientização da população para o uso racional de água. A situação é grave. O verão está chegando e se a gente não usar a água porque realmente é fundamental. Vamos ter dias cada vez mais difíceis”, afirmou o chefe do Executivo, descartando por enquanto a possibilidade de aplicar multas para quem pratica o desperdício. Segundo ele, hoje cerca de 200 municípios paulistas enfrentam problemas devido a seca, com medidas de racionamento.
Represa Cascata praticamente só tem areia. Profundidade no ponto de captação chega a 90 centímetros.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





