Capes pode suspender pagamento de bolsas de mestrado e doutorado

Compartilhe:




Caso o governo federal não mude a proposta orçamentária para o Ministério da Educação (MEC) em 2019, serão suspensas todas as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado mantidos pela Capes a partir de agosto de 2019, afetando 93 mil estudantes e pesquisadores.

Além disso, os 105 mil bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) deixarão de receber recursos. As informações fazem parte de uma manifestação oficial do Conselho Superior da Capes enviada ao MEC durante a semana.

No texto, o presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, que assina o documento, pede uma “ação urgente” do MEC para preservar, integralmente, o que estava previsto para o ministério no artigo 22 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. O governo tem até o dia 14 de agosto para sancionar o orçamento de 2019.

Procurado pela reportagem, o MEC se esquivou da responsabilidade sobre os cortes e informou que trabalha “junto com o Capes”. Segundo o MEC, “os limites de orçamento que foram enviados ocorreram pelo Ministério do Planejamento e não pelo MEC”. Procurado, o Ministério do Planejamento ainda não se manifestou.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.